Blog: Filme Noir – Humphrey Bogart – Seu Último Refúgio (1941)

Realizado antes do período tradicional do noir, “Seu Último Refúgio”, de Raoul Walsh (Fúria Sanguinária), é um longa fundamental que marca a transição do filme de gângster para o subgênero que define o cinema policial dos anos 1940 nos Estados Unidos. Estrelado por Humphrey Bogart, Ida Lupino e Alan Curtis, a trama é sobre Roy Earle, um homem que esteve preso durante oito anos e que agora, livre, é procurado por um mafioso para roubar um hotel na Califórnia. Earle aceita o convite, mas o golpe não sai conforme o esperado, e o criminoso precisará fugir e se esconder para tentar sobreviver.

Baseado no romance homônimo de W. R. Burnett e roteirizado pelo próprio Burnett e por John Huston (O Tesouro de Sierra Madre), que na época ainda trabalhava apenas como roteirista, visto que seu primeiro longa-metragem, “O Falcão Maltês” (ou “Relíquia Macabra”), só estrearia no final de 1941, “Seu Último Refúgio” é um filme cativante que conta com personagens carismáticos e memoráveis. Apesar de ter uma narrativa relativamente padrão dentro dos heist movies ou do cinema policial da época, no qual o anti-herói é fisgado para um crime – e que consequentemente o plano dá errado e/ou ele é julgado/perseguido/incriminado (vide “O Segredo das Joias”, “Império do Crime”, “Rififi”, “Um Retrato de Mulher”, entre outros), o trabalho de Walsh ganha destaque, sobretudo, pelas excelentes atuações de Bogart e Lupino.

Clique aqui e garanta agora mesmo em nossa loja virtual o spin-off dedicado ao ator e surpreenda-se com as seis obras-primas presentes na caixa.

Texto por: Pedro Degobbi

Não esqueça de nos seguir em nossoas redes sociais.

Receba por e-mail
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram