Blog: Blu-ray: O Segredo das Joias

Pode ser uma imagem em preto e branco de 2 pessoas e pessoas em pé

Baseado no romance homônimo “The Asphalt Jungle”, de W. R Burnett, “O Segredo das Joias” é um dos melhores filmes de assalto já feitos. Além disso, é certamente um dos mais influentes dos anos 50. Dirigido por John Huston (O Tesouro de Sierra Madre), e apresentando uma ainda jovem Marilyn Monroe em início de carreira, a trama se desenrola a partir do plano de um ex-presidiário, que arquiteta um roubo de joias e recruta uma equipe para pôr em prática o seu feito.

Entre seus homens de confiança, temos: Louis, Gus, Emmerich e Dix Handley. No entanto, o que parecia um roubo infalível torna-se um verdadeiro desastre à medida em que pequenas falhas individuais comprometem o sucesso do crime.

Apesar de ser, sim, um dos grandes “heist movies” da história, “O Segredo das Joias” vai muito além da elaboração e execução do plano. Huston faz questão de dissecar seus personagens e explorar seus vícios e pontos fracos, o que torna toda a narrativa mais crível e humana. Isso acontece, provavelmente, por conta da influência do neorrealismo italiano.

Essa realidade fez com que o código vigente nos Estados Unidos à época ficasse preocupado pela forma como o roubo é detalhadamente explicado. Mesmo assim, o filme não foi editado para ficar “mais sutil”.

Se você gosta de cinema clássico, garanta a edição “Clássicos Noir” em nossa loja virtual. Prestigie esta obra-prima do cinema americano, que chegou a influenciar outros medalhões do subgênero. O longa francês “Rififi” (1955, Jules Dassin), por exemplo, homenageia a sequência silenciosa do roubo.

Clique aqui para ler outros posts em nosso blog.

Texto por: Pedro Degobbi

Não esqueça de nos seguir em nossoas redes sociais.

Receba por e-mail
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram