Blog: A Tortura do Medo (1960)

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Michael Powell e Emeric Pressburger formaram uma das duplas mais conhecidas da sétima arte. Não à toa, os arqueiros são os únicos da coleção O Cinema de. a dividirem os holofotes de um volume. Porém, por mais que Os Sapatinhos Vermelhos (1948), Narciso Negro (1947) ou Coronel Blimp (1943) sejam verdadeiras obras-primas de dois colaboradores que se entendiam perfeitamente, não podemos deixar de creditar Powell como um mestre por trás das câmeras mesmo sem o roteiro/codireção/produção de Pressburger.

A maior prova disso é o clássico de terror/suspense dos anos 1960 A Tortura do Medo. Produzido e dirigido somente pelo inglês, o filme foca no solitário fotógrafo Mark Lewis. O rapaz é um homem traumatizado por experimentos bizarros que ocorreram em sua infância.

Em outras palavras, ele torna-se obcecado em capturar o medo na expressão das pessoas. Dessa forma, passa a cometer assassinatos para filmar suas vítimas. Infelizmente, na época do lançamento, o longa-metragem foi duramente criticado, o que acabou afetando a carreira de Powell.

Por outro lado, com o passar dos anos, A Tortura do Medo se tornou um cult-movie muito querido, além de ser reconhecido hoje em dia como um dos mais fascinantes filmes já realizados sobre a mente de um psicopata, dada a intensa carga psicológica que Powell imprime na narrativa – abordando temas como voyeurismo, sadomasoquismo, abuso infantil, entre outros.

Garanta em nossa loja um dos melhores longas da carreira de Michael Powell em uma edição especial que traz uma introdução de Martin Scorsese (fã confesso do filme), um documentário sobre a obra e um extra sobre a restauração.

Clique aqui e leia outros conteúdos do nosso blog.

Texto por: Pedro Degobbi

Não esqueça de nos seguir em nossoas redes sociais.

Receba por e-mail
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram