O Crítico

O CRÍTICO: SIHAN FELIX

Sihan Felix, diretor, palestrante, jurado e constante frequentador de festivais, também é integrante da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (FIPRESCI), do Cineclube Natal e criador da Oficina de Apreciação de Cinema (OAC). Possui interesses pessoais pela literatura, pelo teatro e com mais ênfase pela música.

facebook | twitter | e-mail | dacine

 

 

SEDUÇÃO E VINGANÇA

1981 ‧ Thriller/Filme cult ‧ 1h 21m

Após ser estuprada duas vezes no mesmo dia, uma costureira muda e tímida passa a matar homens nas ruas de Nova York com uma pistola calibre .45. Sedução e Vingança é um filme de vingança perturbador e extremamente atual.

 

 

 

 

 

_______________________________

RASHOMON

1950 ‧ Mistério/Filme policial ‧ 1h 28m

Um camponês, um lenhador e um sacerdote se refugiam de uma tempestade nas ruínas do Portão de Rashomon, no Japão do século XI. O sacerdote e o lenhador descrevem ao camponês um julgamento do qual foram testemunhas – do assassinato de um samurai e do estupro de sua mulher. Em flashback, o julgamento é contado por meio dos relatos divergentes e dúbios de quatro testemunhas.

 

 
_______________________________

 

A DAMA DE SHANGAI

1947 ‧ Thriller/Drama ‧ 1h 32m

Fascinado pela beleza da Sra. Bannister, o marujo Michael O’Hara vai trabalhar em um iate e acaba envolvido numa complexa trama de assassinato. Fascinante e polêmico film noir de Welles com uma das cenas mais famosas do cinema.

 

 

 

 

 

_______________________________

A VOZ DA LUA

1990 ‧ Drama/Romance ‧ 2h 2m

O lunático Salvini observa o mundo de maneira diferente, procurando sempre achar o seu lado poético, como se a lua o guiasse. Estrelado pelo comediante Roberto Benigni (A Vida É Bela), esse foi o último filme do mestre Federico Fellini.

 

 

 

_______________________________

 

A BESTA HUMANA

1938 ‧ Thriller/Drama ‧ 1h 49m

Séverine, a mulher do chefe de uma estação ferroviária, relaciona-se com um maquinista para que ele esconda seu envolvimento em um assassinato. Baseado no romance de Émile Zola, este é um dos maiores clássicos do cinema francês.

 

 

 

_______________________________

 

O MORTO AMBULANTE

1936 ‧ Preto e branco/Terror ‧ 1h 6m

Vítima de uma armação, um pianista é condenado à morte. Após sua execução, ele é ressuscitado por um cientista e decide se vingar. Mistura de filme de gângster com terror dirigida pelo renomado Michael Curtiz (Casablanca).

 

_______________________________

 

NOITE DE ESTREIA

1977 ‧ Cinema independente/Drama ‧ 2h 24m

Myrtle Gordon (Gena Rowlands) é uma famosa atriz de meia idade, que passa por uma crise de identidade por se sentir culpada pela morte de uma ardorosa fã na estréia de sua nova peça teatral. Myrtle passa a ver a mulher em alucinações e se recusa a aceitar o papel de uma mulher que envelhece.

 

_______________________________

 

A CASA DOS ESPÍRITOS

1993 ‧ Drama/Cinema independente ‧ 2h 26m
A história do Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga da família Trueba, que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais.

 

_______________________________

 

DIO, COME TI AMO!

1966 ‧ Drama/Romance ‧ 1h 47m
Gigliola é uma jovem e humilde nadadora que concorre em uma competição na Espanha e acaba se apaixonando pelo noivo de sua melhor amiga. Mas quando eles vêm visitá-la na Itália, ela finge ser rica, com a cumplicidade dos pais. Veja a crítica completa aqui.

 

 

_______________________________

A ESTRADA DA VIDA

1954 ‧ Drama ‧ 1h 48m
Gelsomina é vendida por sua mãe para um lutador exibicionista e passa a acompanhá-lo em suas viagens como sua ajudante. A moça é amada e maltratada pelo homem bruto em uma relação conturbada, que reflete a sua própria vida. Veja a crítica completa.

 

 

_______________________________

O OVO DA SERPENTE

1977 ‧ Thriller/Drama ‧ 2 horas

Berlim, novembro de 1923. Abel Rosenberg é um trapezista judeu desemprego, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela, sua cunhada. Juntos eles sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Veja a critica completa.

_______________________________

O ENIGMA DE KASPAR HAUSER

1974 ‧ Drama/Ficção histórica ‧ 1h 50m
Um homem jovem chamado Kaspar Hauser (Bruno S.) aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, além de portar um estranho bilhete. Logo é descoberto que sua aparição misteriosa se deve ao fato de que ele ficou trancado toda sua vida em um cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Veja a crítica completa.